O 18º WAW aconteceu dia 11 de novembro, na ESPM, com Raquel Scrivano, Head de Business Intelligence da central Kolab de inteligência e mídia da Coca-Cola, que fica dentro da WMcCann em parceria com a CUBO. Ela atuou como responsável por BI dentro da Coca de 2009 a 2012 e compartilhou sua experiência em inteligência e mídia. Raquel falou sobre a cultura de métricas na área de IMC e o uso de formatos de análise, reports e dashboards. Cada vez mais, é essencial observar o mercado e usar dados para a tomada de decisões estratégicas, aplicando esse conhecimento para explorar oportunidades e antecipar tendências.

 

 

Aumento da importância de BI:

  • Complexidade do cenário de comunicação, através de integração on e off-line;
  • Big data, tudo agora gera dados automaticamente. No futuro, com internet das coisas

 

Mudanças profundas na indústria de Comunicação

  • Busca por eficiência, especialmente para otimizar custos
  • Necessidade de integração, não há mais separação: todas as agências cuidam de marketing digital
  • Ascensão das redes sociais
  • Explosão de mobile

 

O papel de BI na comunicação:

  • Insights estratégicos e aprendizado
  • Definição de critérios de mídia, para comparar diferentes fontes de dados
  • Recomendação de KPIs e cálculo de metas
  • Campanhas data-driven: CRM e retargeting
  • Monitoramento, otimização e plano de ação de campanha
  • Usabilidade / otimização de sites

 

Curta a página da Avantare e participe do grupo oficial do WAW para saber dos nosso próximos encontros