A última edição de 2013 do WAW RJ fechou o ano com chave de ouro, e deixou o público com um gostinho de quero mais.

O benefício da integração dos dados de E-commerce com Analytics foi tema do WAW Rio de novembro, realizado na última quarta-feira, no auditório da ESPM-RJ. Com a participação de profissionais e estudantes da área, o encontro proporcionou um rico em perguntas e discussões.

Na primeira parte do evento, André Luiz, responsável pela área de Web Analytics da B2W Digital, empolgou os participantes, com sua experiência de mercado.  Para começar, André apresentou um panorama geral das ferramentas de Analytics dizendo que elas podem facilmente se adaptar a qualquer tipo de negócio, mas que para o E-commerce o mais importante, em questão de analise, é a conversão em forma de compra. O palestrante também afirmou que devido a grande quantidade de dados, fornecidos pelos programas de Analytics, para que uma analise seja eficaz é fundamental saber o que você deseja e procura, que pergunta deve ser feita e respondida.

“O número sozinho se perde, não adianta saber o número sem saber o contexto” – Andre Luiz

Neste cenário André instigou os participantes ao dizer que a taxa de conversão sozinha não serve para nada, pois elas mudam frequentemente. Sendo assim para um bom resultado é muito importante que você integre  seus dados de Analytics com outras fontes como “clientes”, “ dados de estoque” , com o “comercial” e etc., e afirmou que a analise do E-commerce deve ser feita durante todo o processo de compra, ou seja, antes, durante e depois.

Para finalizar André deu dicas de programas para integrar e reunir os dados do E-commerce com os programas de Analytics.

Na segunda parte do encontro, Eduardo Cereto, do Google, se juntou ao palestrante para uma mesa redonda. Os dois tiraram dúvidas e criaram discussões enriquecedoras com a plateia.

Veja o conteúdo desta palestra